Templo e coração

Mas, enquanto muitos gritavam de alegria e júbilo, muitos sacerdotes, levitas e chefes de família, já idosos, que tinham visto o primeiro templo, choravam em alta voz, enquanto diante deles eram lançados os alicerces do novo edifício. - Esdras 3:12
Nossas mentes estão anestesiadas na ideia de atentar para a aparência e não para a essência. A aparência era de um templo menor e mais humilde, mas a essência era clara:
Chegando, pois, o sétimo mês, e estando os filhos de Israel já nas cidades, ajuntou-se o povo, como um só homem, em Jerusalém. - Esdras 3:1
Aquele Templo ajuntara novamente o povo! Naquele momento, com aquele objetivo em comum, eles eram como um só. Não existe ouro, prata ou metragem estrutural que se compare a isso.
O Senhor colocou sua mão e interviu em todo o andamento da construção. Foi para aquilo que o povo foi liberto. Assim como Jesus, que nos libertou para que pudéssemos nos unir como um corpo só. O Templo era mero pretexto. O Senhor estava atento ao coração do seu povo. Ele estava observando o ajuntar mais do que o levantar da estrutura, assim como hoje ele tem nos mostrado que sua vontade é um povo unido, não apenas uma construção.
No levantar do Templo existiam aqueles que se lamentavam pela estrutura e aqueles que se uniam para obedecer e cultuar unidos, e esses dois grupos estavam no mesmo ajuntamento.
Particularmente, qual deles você tem sido? Tem se apegado à estrutura ou se unido sem depender dela? Tem restabelecido o altar antes de querer o templo de volta?
Taínny Galvão
Compartilhe aqui

Comentários
Postar um comentário